A Importância do Brincar Sensoriomotor no Desenvolvimento Infantil

    1. A Importância do Brincar Sensoriomotor no Desenvolvimento Infantil

 

  1. Desde o início da vida, ainda no útero materno, os nossos sistemas sensoriais começam a desenvolver-se. O bebé sente o toque na barriga da mãe, movimenta-se contra as paredes do útero, abre os olhos, por volta das 27 semanas de gestação as pupilas gustativas começam a desenvolver-se e o bebé começa a chuchar o polegar. A nível auditivo, ainda que abafado os bebés começam a ouvir sons. Estes são os primeiros estímulos sensoriais, que acabam por ser o ponto de partida para o brincar sensoriomotor da criança.

 

  1. Ao nascer, o bebé continua a explorar o mundo através das sensações. Ainda que, nos primeiros meses o bebé tenha dificuldade em ver com nitidez e interagir com objetos, é neste mesmo período que o brincar social se inicia. As interações com o cuidador, o toque, o colo, a voz dos pais, tudo isto faz parte do brincar social que são base para o desenvolvimento do bebé.

 

  1. Com o passar dos meses, as brincadeiras sensoriomotoras vão se tornando mais complexas. Iniciam-se brincadeiras como cócegas, bater com objetos nas superfícies, jogos com sons, texturas, brincadeiras de causa-efeito e mais tarde brincadeiras do faz de conta. É através destas brincadeiras sensoriomotoras que a criança desenvolve competências essenciais como motoras, linguísticas, sensoriais, cognitivas e sociais
    Por isso, apelo a todos os pais, educadores e cuidadores que valorizem e estimulem essas experiências desde cedo. Procurem ambientes seguros e ricos em estímulos, interajam com os vossos bebés, explorem parques infantis, a natureza e mais tarde envolvam-nos nas rotinas de casa.

 

  1. Exemplo de atividades sensoriomotoras para fazer no dia a dia com as suas crianças:
    • Exploração ao ar livre: encontrar e explorar diferentes materiais nas florestas (folhas, pedras, terra), nas praias explorar diversas texturas (areia e conchas); nos parques infantis explorar diferentes materiais (baloiço, escalada, escorrega).
    • Brincadeiras para realizar em casa: cozinhar; fazer plasticina; brincar com gelo; pintar com as mãos, realizar caças ao tesouro com caixas sensoriais (massa, arroz, feijão); esconder objetos em gelatina; fazer potes da calma.

 

  1. O nosso cérebro precisa de experiências multissensoriais, que são apenas possíveis através do brincar. É por meio destas vivências que os nossos neurónios amadurecem e fortalecem ligações ou inibem sinais que são indispensáveis para a nossa aprendizagem. Afinal, brincar é crescer, aprender, descobrir o mundo e a si próprio, especialmente o próprio corpo.

 

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Ter. Inês Coelho

Terapeuta Ocupacional CSSMH