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Unidade de Convalescencia

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Rua 5 de Outubro, 3500-093 Viseu

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“Promover a funcionalidade, prevenindo, reduzindo e adiando as incapacidades, constitui uma das políticas sociais que mais pode contribuir para a qualidade de vida e para a consolidação de uma sociedade mais justa e solidária, para a prossecução de tal desiderato, foi criada através do Decreto-Lei nº. 101/2006, de 6 de junho, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.”

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Convalescença da Casa de Saúde de São Mateus, é uma Unidade integrada no hospital CSSM que estabeleceu um acordo de cooperação com a Administração Regional de Saúde do Centro IP, em 15 de janeiro de 2019, passando assim a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Esta Unidade, diferencia-se pela obtenção de ganhos inequívocos em saúde, na área da reabilitação.

Assegura cuidados individualizados, prestados por uma equipa multidisciplinar, altamente qualificada e experiente, em regime de internamento, num ambiente acolhedor, seguro e humanizado, com previsibilidade de alta clínica e social ao trigésimo dia.

1. A Unidade de Convalescença da Casa de Saúde de São Mateus, tem como Missão prestar cuidados de saúde diferenciados, de elevado nível técnico e científico, no cumprimento rigoroso dos princípios legais, éticos e deontológicos, reguladores das práticas profissionais, com intervenção ao nível da estabilização clínica e funcional, a avaliação e a reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável, em ambiente hospitalar seguro e confortável.

2. Compromete-se a assegurar a cada pessoa, cuidados individualizados, humanizados, centrados no Utente, Acompanhante/Família, no respeito pelos seus valores e direitos, que correspondam às suas necessidades e expetativas, promovendo a sua autonomia e reinserção familiar e social.

3. Assume o compromisso do ensino pré e pós-graduado, médico, de enfermagem e de outros técnicos de saúde, bem como atividades e projetos de investigação e de promoção da saúde e prevenção da doença, nomeadamente no âmbito dos cuidados continuados integrados de convalescença, junto dos seus Profissionais, Utentes, Acompanhantes e Comunidade em que se insere.

4. Garante a participação, transparência e responsabilidade na gestão, de modo a assegurar que os recursos, capacidade instalada, sejam utilizados de forma eficiente, garantindo a sustentabilidade financeira e ambiental.

A UCCIC tem como Visão, ser uma Unidade de referência da RNCCI de Convalescença, onde se promova a obtenção de ganhos inequívocos em saúde, bem-estar e qualidade de vida, centrando a sua atividade na reabilitação, readaptação e reintegração familiar e social e na prevenção primária e secundária, focando-se na proteção dos direitos do Utente, na humanização e integração dos cuidados e no elevado grau de satisfação de todos os intervenientes.

    Para a concretização da sua Missão e Visão, a UCCIC deve nortear-se pelos princípios e valores da RNCCI e da CSSMH:

    Princípios

  • Rigor – Desenvolver relações de longo prazo com as pessoas com quem se relaciona, tendo por base a eficácia, eficiência, confiança e ética;
  • Transparência nas políticas de gestão adotadas, com responsabilidade assumida em respeitar os princípios de equidade no acesso, igualdade de tratamento, e sustentabilidade ambiental e financeira;
  • Qualidade Organizacional – Organizar, gerir e desenvolver uma estrutura de saúde com elevados padrões de qualidade e segurança, constituída por uma equipa multidisciplinar de profissionais devidamente qualificados, competitivos, dinâmicos, criativos e amplamente comprometidos com a organização;
  • Centralidade no Utente – Forte orientação para a satisfação das necessidades dos Utentes, prestando-lhes cuidados individualizados e humanizados que preencham as suas necessidades e expetativas;
  • Ética – Total respeito pelos princípios éticos no desenvolvimento da sua atividade, desde o modelo de gestão à prestação de cuidados e sensibilidade ao sofrimento humano;
  • Promoção da autonomia, qualidade de vida e bem-estar;
  • Proximidade e continuidade de cuidados – Resposta às necessidades dos Utentes e Acompanhantes, numa perspetiva articulada em rede mantendo, sempre que possível, os Utentes dentro do seu meio social e comunitário;
  • Envolvimento do Acompanhante – Incentivo e apoio à participação ativa do Acompanhante na definição e implementação do plano individual de cuidados, na promoção, recuperação contínua ou manutenção da funcionalidade e da autonomia.
  • A Unidade pauta a sua atividade pelos seguintes valores:

  • Equidade;
  • Igualdade;
  • Dignidade da pessoa;
  • Não discriminação;
  • Sigilo, privacidade e confidencialidade;
  • Integridade física e moral;
  • Competência técnica, científica e humana dos profissionais;
  • Elevados padrões de humanização em todos os serviços;
  • Responsabilidade e transparência;
  • Cultura de serviço centrada no Utente;
  • Cultura de mérito, rigor e avaliação sistemática;
  • Trabalho em equipa multidisciplinar;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Elogios e Sugestões podem ser efetuadas para gestor.qualidade@casadesaude.pt, ou através do questionário de satisfação.

Reclamações podem ser efetuadas presencialmente no livro de reclamações, existente em cada Serviço/Unidade funcional, online para gestor.qualidade@casadesaude.pt, ou no livro de reclamações eletrónico https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/, ou na página da Entidade Reguladora da Saúde https://www.ers.pt/pt/utentes/reclamacoes/.

Direitos do Utente dos Serviços de Saúde

Deveres do Utente dos Serviços de Saúde

Código de Ética e de Conduta

Política de Proteção de Dados

Pedido de Acesso a Informação de Saúde

O encarregado da proteção de dados da CSSMH, pode ser contactado através do endereço de correio eletrónico, gestor.qualidade@casadesaude.pt, ou por via postal para Encarregado da Proteção de Dados, Casa de Saúde de São Mateus, Hospital, Rua 5 de Outubro, 3500-093, Viseu.

Canal de Denuncia

Sustentabilidade Social

No âmbito da responsabilidade social, alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a CSSMH assume:

i) Respeitar os Direitos Humanos e as Convenções Internacionais (ODS, 16);

ii) Assumir preocupações económicas, sociais e ambientais com visão a longo prazo em função das gerações futuras (ODS, 9);

iii) Assegurar a ética e transparência na forma como a organização atua e assume os seus valores e os comunica às partes interessadas (ODS, 16);

iv) Adequar atitudes e comportamentos aos princípios da Responsabilidade Social (ODS, 10);

v) Fomentar a cultura organizacional não discriminatória e promover o diálogo permanente com todas as partes interessadas, internas e externas (ODS, 5 e 17);

vi) Trabalhar em rede (ODS, 8);

vii) Implementar, divulgar e partilhar boas práticas, gerando impacto positivo, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade (ODS, 3 e 4);

viii) Melhorar de forma contínua com vista a alcançar os objetivos da Responsabilidade Social (ODS, 8 e 12).

Sustentabilidade Ambiental e Económica

A Política de Gestão Ambiental da CSSMH, desempenha um papel crucial no equilíbrio entre o crescimento económico e a preservação do meio ambiente.

Reflete o compromisso e uma abordagem sistémica, coletiva e organizada, com foco na sensibilização e na adoção de práticas sustentáveis em contexto hospitalar.

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