
Unidade de Convalescença
“A unidade de cuidados continuado de convalescença, iniciou a sua atividade a 15 de janeiro de 2019 com uma lotação de 25 camas.
O objetivo primordial é prestar cuidados de saúde diferenciados, de qualidade, em tempo adequado, com eficácia e em ambiente humanizado.
Os utentes são referenciados através da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O período estipulado de internamento é de 30 dias. O plano de intervenção de cada utente é discutido em reunião multidisciplinar, nos primeiros dias da 1a semana de internamento. A alta clínica é planeada no momento da admissão.”
A UCCIC da CCSMH, tem por Missão prestar cuidados de saúde e apoio social que promovam a recuperação global do Utente, melhorando a sua funcionalidade e promovendo a autonomia. A atividade da UCCIC assegura a cada Utente, cuidados e serviços que correspondam às suas necessidades e expetativas, de acordo com as melhores práticas clínicas e numa lógica de promover uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.
A Visão da UCCIC da CCSMH, é desenvolver a sua atividade, primando pela excelência nos cuidados de saúde e serviços prestados, não desviando do ponto de equilíbrio suportado por uma cultura organizacional de envolvimento total e de identidade singular. Centrando-se num elevado grau de satisfação dos agentes sociais, dos profissionais que nele trabalham e, especialmente, dos seus Utentes.
- Para a concretização dos seus objetivos, a UCCIC da CCSMH, elegeu os seguintes princípios e valores:
- Rigor – Desenvolver relações de longo prazo com as pessoas com quem se relaciona, tendo por base a eficácia, eficiência, confiança e ética. Transparência nas políticas de gestão adotadas, com responsabilidade assumida em respeitar os princípios de desenvolvimento económico, social e ambiental.
- Qualidade – Acolher nos seus quadros técnicos os melhores profissionais em cada especialidade. Organizar, gerir e desenvolver uma estrutura de saúde com elevados padrões de qualidade e eficiência, constituída por uma equipa de colaboradores competitivos, dinâmicos e amplamente comprometidos com a organização.
- Excelência – Forte orientação para a satisfação das expectativas dos clientes, disponibilizando um conjunto de serviços e cuidados de saúde que correspondam às suas necessidades e contribuam assim para a sua fidelização.
- Ética – Total respeito e cumprimentos dos princípios éticos no desenvolvimento da sua atividade, abrangendo a gestão de topo à prestação de cuidados e serviços.
- Proximidade e continuidade de cuidados – Resposta às necessidades dos Utentes, numa perspetiva articulada em rede mantendo, sempre que possível, os Utentes dentro do seu meio social e comunidade.
- Envolvimento da família / Cuidador Informal – Incentivo e apoio à participação ativa da família na definição e implementação do plano de intervenção de cuidados do Utente.
- Diretor Técnico
- Assistente Social
- Assistentes Operacionais
- Enfermeiros
- Médicos
- Nutricionista
- Médico Fisiatra
- Fisioterapeutas
- Psicólogo
- Terapeuta de Fala
- Terapeuta Ocupacional
- Orientador Espiritual
- Animador Sociocultural
- Pequeno-Almoço 09:00
- Almoço 12:00
- Lanche 16:00
- Jantar 19:00
- Ceia 22:00
- Duas visitas por Utente 14:00 – 18:00
- Cuidador Informal 12:00 – 21:00
- Confirme se tem toda a documentação necessária:
- Carta de alta médica, enfermagem e se necessário Fisioterapeuta ou outros.
- Preencha por favor o questionário de satisfação, e coloque-o na caixa de sugestões.
Disponível para apoio ao utente, análise das sugestões e resposta às reclamações. A sua opinião é fundamental para a melhoria dos nossos cuidados e serviços.