Dr. Emanuel Violante
Especialidades
“É uma alegria estar escondido, e um desastre não ser encontrado.”
D.W. Winnicott
Em determinados momentos, sentimos que é o tempo indicado para revisitar e trabalhar aspetos pessoais que se fizerem sentir ao longo da vida. Noutras alturas, sentimos necessidade de ter um apoio estável, que nos ajude a lidar com circunstâncias adversas da realidade. De todas as vezes, promover a nossa saúde mental e o nosso bem-estar é a decisão acertada.
Sou Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançado em Psicoterapia, certificado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Realizei formação em Psicanálise na Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.
Dedico-me, com satisfação e entusiasmo, à promoção da saúde mental, através da Psicanálise, Psicoterapia e Psicologia.
Desde cedo que me interessei por aquilo que nos diferencia enquanto seres humanos, a nossa história pessoal, e a forma como ela influencia o nosso presente e futuro.
Esta característica única, presente em cada um de nós, implica, não poucas vezes, que as respostas para as angústias e dificuldades sentidas, devam ser significantes para quem nos procura, e resultantes de um processo de autoconhecimento.
Acredito que a melhor forma de o conseguir, seja uma viagem a dois, pautada pelo ritmo próprio de cada pessoa, que promova a sua autonomia e genuíno desenvolvimento, sempre com os olhos postos no futuro.
Profissionalmente, e ainda durante o meu processo psicoterapêutico, encontrei na Psicanálise e na Psicoterapia Psicanalítica as ferramentas que permitem que os pacientes realizem, de facto, este trabalho diferenciado e significativo, liberto de lugares comuns, que não têm em consideração a especificidade de cada pessoa, nem respeitam a sua autenticidade.
Desde então, tenho vindo a aprofundar os meus conhecimentos nesta área, que conquistou o meu respeito e ganhou um lugar no meu coração, como forma de tentar ajudar aqueles que me procuram.
Escuto, pacientemente e com curiosidade, histórias de adultos, jovens adultos, recentes papás, e de bebés, sob a voz de seus pais.
Venha também contar-me a sua história.