Drª. Inês Sousa
Especialidades
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso.”
Antoine de Saint-Exupéry
As crianças são o melhor do mundo.
Esta é uma informação que ouvimos desde que temos memória.
O certo, porém, é que no que toca às suas emoções, só recentemente começamos a prestar atenção.
Pretendemos para a nossa sociedade adultos íntegros, empáticos e cooperantes. Mas para alcançar este desiderato é fundamental fazer uma retrospetiva na forma como as crianças são educadas, como experienciam o período escolar, como são apoiadas quando se deparam com dificuldades ou até como são (ou não) livres de exteriorizar as suas emoções.
Vivo em Viseu há muitos anos. mas sou minhota. Com uma família grande, sempre tive a sorte de estar rodeada de pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento. Adoro-as a todas, mas a minha predileção pelos mais novos é, desde sempre, notória.
Sempre foi este o meu foco. Daí que, desde cedo, soubesse que o meu percurso profissional passaria, inevitavelmente, por esta faixa etária – crianças, adolescentes e jovens que vivem num turbilhão de emoções e que, muitas vezes, não são escutadas como gostariam.
Sei hoje que esta é a minha passadeira, pois escolhi o caminho certo para mim.
Inquestionavelmente, esta é a profissão que me traz tudo o que sempre sonhei – poder ajudar o outro no seu crescimento e caminhada, mesmo os que julgamos “ainda serem demasiado novos para entender”.
Atividade clínica:
- Psicóloga com especialidade em Psicologia da Educação, desenvolvimento e aconselhamento
Formação académica:
- Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, desenvolvimento e aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Formação em Gestão de stress, Inteligência emocional, gestão de conflitos e em intervenção com crianças e jovens em risco.
Atividade científica:
- Comunicação oral no EUSARF 2018, XV International Conference, com o título “The mediating role of dissociation in the relationship between trauma and non-suicidal self-injury behaviors of adolescents in residential care”;Exposição do poster “Uma proposta teórica para explorar a associação entre o trauma, dissociação e comportamentos autolesivos não suicidários em adolescentes em acolhimento residencial” no 9.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente.