“Crescer com o Coração – Modelos Interdisciplinares em Cuidados de Saúde Infanto-Juvenil”

Nascemos de uma relação. E foi na primeira relação com a nossa mãe, ou alguém no seu lugar, que descobrimos quem somos. Depois juntou-se o pai, esse terceiro elemento, que nos fez descobrir o mundo. E como nenhum bebé se cria sozinho, tivemos uma (maior ou menor) comunidade que ajudou a cuidar de nós e cuidou dos nossos cuidadores. Avós, irmãos, tios, amigos, vizinhos, educadores, professores, profissionais de saúde…

As Neurociências confirmam aquilo que o coração das nossas mães já sabia desde que o mundo é mundo: o afeto é o motor do desenvolvimento, ou dito de outro modo, só se cresce com o coração.

É este o mote das 1ªas Jornadas da Unidade de Pediatria da CSSM, que estão mesmo aí à porta. Na nossa equipa partimos da premissa de que “é preciso uma aldeia para criar uma criança” e como parte integrante da aldeia de muitas crianças que todos os dias ajudamos a cuidar, queremos refletir com o resto da aldeia sobre as necessidades dos nossos bebés, crianças e adolescentes e as melhores respostas a dar-lhes. Desde já, acreditamos que as respostas adequadas são necessariamente conjuntas, porque a complexidade de cada ser humano e de cada família exige uma pluralidade de saberes, que ninguém sozinho consegue esgotar. Se os bebés fossem um móvel do IKEA, user friendly, e trouxessem um simples manual de instruções e todas as peças necessárias para a sua montagem, não eram precisas Jornadas, nem comunidade, nem aldeia… Mas não são. Felizmente, não são tão previsíveis e duram muito mais! 🙂 Por outro lado, gerar, criar, educar e crescer tornam-se desafios tão gratificantes como assustadores e nesta viagem, ninguém pode ser deixado sozinho. Desde o momento do embarque.

Caro leitor, se chegou até aqui, é porque quer fazer parte desta comunidade que apoia, cuida e faz crescer com o coração. Não importa o seu papel na aldeia, importa a sua presença. Por isso, está convidado para um dia de partilha de conhecimentos, de experiências, de saberes, de práticas, de histórias reais que levará na sua bagagem de mão para todo o lado. Venha partilhar o que tem e levar o que somos enquanto equipa multidisciplinar inserida numa aldeia. Nesta aldeia falamos a linguagem do coração, traduzida em temas tão diversos como a gravidez, o parto, a amamentação, as dificuldades de aprendizagem, a linguagem, os medos infantis, as perturbações do neurodesenvolvimento, etc…

Esperamos por si no dia 17 de junho!

Inscrições em: https://forms.gle/arkBRPS9agMe7YXr6