Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança

As instituições de saúde, são consideradas organizações de alta confiabilidade por apresentarem processos de trabalho complexos e perigosos. No decurso desses processos, a ocorrência de incidentes de segurança e acidentes de trabalho, são uma realidade inegável, que constituem uma das preocupações do Hospital Casa de Saúde São Mateus (CSSMH).

A CSSMH, tem instituído um Programa de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho, que visa estabelecer os requisitos legais e normas de boa prática, de modo a promover ambientes saudáveis, a prevenir os riscos profissionais e a proteger a saúde e bem-estar dos profissionais.

Tem como principais objetivos, a identificação, avaliação e controlo dos riscos existentes no local de trabalho, ou deles emergentes, de ações de vigilância da saúde dos trabalhadores e de promoção da saúde no local de trabalho, que visam garantir ambientes de trabalho saudáveis que:

  1. a. Evitem ou minimizem a exposição profissional a fatores de risco, suscetíveis de comprometer a saúde do trabalhador;
  2. b. Assegurem uma elevada qualidade de vida no trabalho;
  3. c. Permitam alcançar elevados níveis de conforto, saúde e bem-estar.

O Gabinete de Gestão da Qualidade e Segurança incentiva todos os profissionais à notificação. Assegura a divulgação semestral do relatório dos incidentes, acidentes ocorridos, de modo a sensibilizar todos os profissionais para a palavra de ordem, PREVENÇÃO.

O contributo da notificação e gestão de incidentes, com base na aprendizagem e responsabilização, são fundamentais para a construção de uma cultura justa promotora da qualidade e segurança dos profissionais.

Este ano, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a 28 de abril, o tema central, será a Prevenção de Acidentes de Trabalho (AT), com o Slogan “Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança”.

De acordo com os dados estatísticos disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) referentes ao ano de 2013, 29,5% dos AT ocorridos em unidades de saúde, foram associados a fatores de risco biológico, sendo a picada por agulha a mais frequente (25,8%).

O contacto com agulhas contaminadas, bisturis e outros objetos corto perfurantes, pode expor os profissionais de saúde a sangue contaminado, com possibilidade de riscos graves e letais (Centers for Disease Control and Prevention, 2012).

Estes acidentes, podem transmitir microrganismos patogénicos, capazes de provocar doenças, tais como o Síndrome da Imunodeficiência Humana (HIV), a Hepatite B e a Hepatite C.

A implementação de políticas e estratégias, centradas na qualidade em saúde e segurança dos profissionais, que promovam a redução destes incidentes, constituem atualmente, uma aposta inequívoca em saúde, com enormes desafios para todos os intervenientes.

A prevenção destes incidentes, assenta fundamentalmente, na implementação/adoção do uso de tecnologias e dispositivos com sistemas de segurança, formação contínua, bem como, ações de sensibilização em contexto real de trabalho.

A PREVENÇÃO dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, reduzem o absentismo, o que resulta num aumento da produtividade das organizações, e consequente competitividade.

O Programa de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, não é apenas uma iniciativa isolada, é um compromisso contínuo da CSSMH, com a segurança e o bem-estar, a fim de manter uma cultura transversal de prevenção, aprendizagem contínua e adaptação às mudanças nas condições de trabalho.

 

Autores:
Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da CSSMH, em colaboração com, Ana Amaral, Francisca Nascimento, Mariana Santos, Marta Batista e Sara Chiquilho, alunas do 3º Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, da Escola Superior de Saúde de Viseu.