Dificuldades na Aprendizagem

Com estes tempos que temos vivido, e com o surgimento das aulas online, as dificuldades de muitas crianças ficaram por diagnosticar, pois muitas vezes os encarregados de educação não estão sensibilizados para estar atentos aos sinais.

As dificuldades especificas da aprendizagem são várias, e embora a mais conhecida seja a dislexia, estas dificuldades não são só manifestadas na escrita, em termos ortográficos e sintáticos, mas também se podem manifestar na atenção, leitura, descodificação e/ou compreensão. As dificuldades de aprendizagem ocorrem quando há presença de obstáculos, interiores e/ou exteriores, que não permitem ao aluno realizar uma determinada aprendizagem.

Quais são os sinais de alerta a que todos os educadores podem estar atentos para que uma criança que tenha dificuldades possa ser ajudada e apoiada desde cedo?

– Fadiga

– Atenção instável

– Desinteresse pelo estudo

– Baixo rendimento

– Falta de motivação

– Leitura lenta e sem ritmo

– Escrita afetada

– Dificuldade de compreensão

– Ansiedade desadequada na altura de provas

Com isto, não quer dizer que em todos os casos em que existam estes sinais, as dificuldades estejam presentes, no entanto se existe essa desconfiança, um diagnostico correto e precoce, pode evitar uma futura rejeição de algumas disciplinas, ou até da própria escola.

Estas dificuldades podem trazer ainda, desafios emocionais, pois a literatura mostra que os fatores emocionais implicados na dislexia e noutras dificuldades especificas, revelam-se condicionantes no contexto do ensino/aprendizagens, mostrando ser necessário que o acompanhamento destes alunos se faça através de uma equipa multidisciplinar, de maneira a salvaguardar o seu equilíbrio emocional.

Com o apoio destes profissionais é possível colmatar estas dificuldades, pois através da reeducação da escrita e leitura, de atividades que promovam o foco/atenção, do treino de competências socio emocionais, estes alunos podem ter um processo de aprendizagem feliz. É importante enaltecer as potencialidades de cada criança, pois muitas vezes, estas possuem boa capacidade cognitiva. E uma vez ultrapassado o estigma da dificuldade e adaptando o processo da aprendizagem estes alunos conseguem  ficar motivados para a sua aprendizagem e terem um desempenho que revele as suas verdadeiras capacidades.

Drª Inês Sousa

Psicóloga | Unidade de Pediatria CSSMH