banner_03_12_19

Enfermagem de Reabilitação

Cuidados especializados que fazem a diferença para o processo de reabilitação e  recuperação da sua Saúde, Bem-estar e Integração Social.

A Casa de Saúde São Mateus tem ao seu dispor Enfermeiros com formação especializada em Enfermagem de Reabilitação, que se assume como uma mais-valia na qualidade assistencial e o cumprimento das suas intervenções é reflexo de disponibilidade e de acompanhamento permanente de cada doente de forma individualizada, encarado como um todo biopsicossocial, na procura da maximização das suas capacidades e redução da dependência funcional. 

A Enfermagem de Reabilitação é um meio particular de cuidar em Enfermagem. Toda a sua ação e sentido têm como finalidade procedimentos específicos que ajudam as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e independência, visando melhorar a sua função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, assim, preservar a sua autoestima. Ajuda também a prevenir incapacidades e/ou maximizar capacidades para o futuro da pessoa.

O Enfermeiro Especialista em Reabilitação é um profissional com elevado nível de conhecimento e experiência acrescida que tem a capacidade de implementar e monitorizar planos de enfermagem de reabilitação diferenciados, partindo dos problemas reais e potenciais da pessoa cuidada. Os seus saberes e competências traduzem-se em efetivos ganhos em saúde, promovendo a prevenção de complicações secundárias, tratamentos e reabilitação, sempre com o objetivo principal de maximizar o potencial da pessoa.

São muitas as evidências acerca da eficácia e do benefício da Enfermagem de Reabilitação, quer ao nível do contexto das patologias respiratórias, cardiovasculares, neurológicas e ortopédicas, quer nos doentes idosos e, inclusive, nos doentes oncológicos. É, assim, nossa preocupação acompanhar estes doentes integrando-os em programas de reabilitação específicos, como meio de garantir a manutenção das capacidades funcionais dos nossos doentes, prevenindo complicações e evitar incapacidades.

O Enfermeiro Especialista em enfermagem de Reabilitação tem, assim, como campo de ação, oferecer intervenções terapêuticas com o objetivo de otimizar as funções residuais, manter ou recuperar a independência nas atividades de vida diária, bem como reduzir os efeitos das incapacidades instaladas por doença ou por acidente, designadamente no que diz respeito às funções neurológica, respiratória, cardíaca, ortopédica e outras incapacidades. Para dar cumprimento a tais desígnios, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação recorre a técnicas específicas de reabilitação, intervindo na educação do doente e seu cuidador/pessoa significativa, ao nível do planeamento da alta, continuidade dos cuidados e reintegração das pessoas na família e na comunidade, contribuindo, deste modo, para assegurar ao doente o seu direito à dignidade e à sua qualidade de vida (Ordem dos Enfermeiros, Regulamento n.º 125/2011, 18 de fevereiro). Um bom exemplo da sua atuação são as sequelas resultantes de Acidente Vascular Cerebral, umas das principais causas de incapacidade e que fazem desmoronar ideais de realização pessoal e consequente alteração funcional.

Acresce referir que o Enfermeiro Especialista em Reabilitação é um profissional de saúde, elemento de uma equipa multiprofissional, que atende a pessoa na fase aguda da doença (intra-hospitalar) e após a alta, possibilitando, assim, maximizar o seu potencial multidimensional e minimizar as incapacidades e dependências. As intervenções da Enfermagem de Reabilitação respondem às necessidades dos doentes e seus familiares/cuidadores, procurando sempre devolver a autonomia aos doentes.

A Casa de Saúde São Mateus abraça o desafio de proporcionar programas de Enfermagem de Reabilitação, promovendo uma prestação de cuidados de excelência, que têm sempre presente uma intervenção multidisciplinar e integrada baseada numa avaliação holística de cada doente e, simultaneamente, meticulosa, para proporcionar um cuidado individualizado e humanizado. Estes programas incluem, entre outras abordagens (funções: cardiorrespiratória; motora, sensorial e cognitiva; alimentação; eliminação vesical e intestinal; sexualidade), o treino de exercícios adaptados a cada caso, educação e alteração de comportamentos, visando sempre a melhoria das condições físicas e psicológicas da pessoa, bem como a promoção da sua adesão a comportamentos promotores de saúde e estilos de vida saudáveis, a curto, médio e longo prazo. A complexidade do seu campo de atuação face às diferentes dinâmicas dos Serviços oferecidos pela Casa de Saúde São Mateus refletem a diversidade de atuação da Enfermagem de Reabilitação, com recurso a técnicas, tecnologias e a uma filosofia de cuidar que assenta sobretudo num processo de ajudar a pessoa a alcançar o seu melhor potencial físico, psicológico, social, compatível com seu problema fisiológico ou anatómico, limitações ambientais, desejos e planos de vida, consubstanciando-se, acima de tudo, no conceito de um cuidar holístico, com recurso a uma prática que combina especialidades de vários profissionais de saúde.

Em suma, o Enfermeiro de Reabilitação permite ao corpo que se recupere a si mesmo, através de várias técnicas não invasivas. Ajuda a cuidar da pessoa com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida e em todos os contextos da prática de cuidados, promove a funcionalidade e desenvolve as aptidões da pessoa. Este é um pilar da prestação de cuidados de enfermagem especializada. 

Enf. Ana Nascimento

Enf. Ana Sofia Sousa Nascimento

Enfermeira de Cuidados Gerais e de Reabilitação, CSSMH

Mestrado e Especialização em Enfermagem de Reabilitação

Pós Graduação em Gerontologia e Geriatria