Psicomotricidade

Corpo Clínico

A psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal, enraizada na relação existente entre a emoção, a cognição e o movimento. Tem como missão estudar e compensar a expressão motora inadequada ou inadaptada nas diversas situações, estando estas normalmente relacionadas a problemas do desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafetivo.
O psicomotricista trabalha em simultâneo o fazer, o sentir e o pensar, em três linhas gerais de atuação: numa vertente preventiva, que apresenta como objetivo específico a promoção e estimulação do desenvolvimento para a autonomia educativa, que pretende estimular o desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem; reeducativa ou terapêutica, nos casos específicos de perturbações do neurodesenvolvimento, da aprendizagem e/ou do comportamento (ex: perturbação da coordenação motora, PHDA, perturbações psiquiátricas, DID, perturbação do espetro do autismo…).
A terapia psicomotora é indicada para todas as idades e problemáticas que comprometam as áreas da motricidade (global e fina), planificação, coordenação e organização, estruturação espacial e temporal (sequencialização e execução do gesto, perceção auditiva, visual e propriocetividade), do tónus, lateralidade, imagem corporal, aquisição da escrita, ansiedade, autorregulação e comunicação (verbal e não verbal).
Em cada sessão de Psicomotricidade são utilizadas várias metodologias e técnicas, como o jogo e o lúdico, relaxação… de acordo com as necessidades individuais da criança ou do adolescente.

Pedido de Marcação

Faça aqui o seu pedido de marcação online. Pode, se desejar, escolher o médico e respectivo acordo caso pretendido.

Marcação Online
Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!