Audiologia
Os nossos Exames
Audiograma Tonal Simples
O audiograma tonal simples é um método comportamental que tem como finalidade determinar os limiares de audibilidade mínima. A avaliação dos limiares auditivos é efectuada tanto por via aérea (auscultadores) como por via óssea (vibrador ósseo) através da utilização de sons puros. O paciente deverá assinalar cada estímulo que deteta. As frequências testadas variam de 125 Hz a 8.000 Hz e, em intensidade, desde -10 dB HL a 120 dB HL.
Audiograma Vocal
A audiograma vocal é um exame complementar ao da audiometria tonal. Neste exame o paciente terá que repetir palavras que serão apresentadas com diferentes intensidades. Permite avaliar a compreensão da linguagem (inteligibilidade) e a discriminação (capacidade de distinguir os fonemas).
Acufenometria
O estudo dos acufenos é realizado numa cabine insonorizada através de auscultadores. Consiste na identificação subjectiva das características do acufeno, numa tentativa de o definir em intensidade e frequência.
Timpanograma
Timpanometria é o procedimento pelo qual se pode determinar as mudanças que ocorrem na membrana do tímpano e na cadeia ossicular pela variação de pressão sonora introduzida no canal auditivo externo. Avalia a mobilidade da membrana timpânica e as condições do ouvido médio.
Pesquisa de reflexos acusticos IPSI/CONTRA
Avalia o reflexo acústico do músculo estapediano através da sua contração como resposta a um estimulação sonora induzida, que pode ser ipsi ou contralateral.
Pesquisa do reflexo Decay bilateral
Consiste na apresentação de um estímulo sonoro no ouvido a testar, medindo o tempo da contração do músculo do estribo através da observação da amplitude do reflexo. É importante para o diagnóstico diferencial de lesões cocleores ou retrococleares.
Estudo do Funcionamento da Trompa de Eustáquio
Estas provas são utilizadas para testar o funcionamento da trompa de Eustáquio. Após a obtenção do timpanograma, efectua-se a manobra de Valsava a qual consiste em criar uma hiperpressão na nasofaringe após encerramento das fossas nasais e da boca durante a expiração forçada. Neste seguimento, efectua-se a manobra de Toynbee a qual consiste em criar pressões negativas na nasofaringe através da deglutição.
Potenciais Evocados Auditivos
São um conjunto de exames que analisam o percurso do som desde que entra no ouvido até à sua chegada ao cérebro. São exames de simples realização, são colocados uns elétrodos de contacto (autocolantes) em determinados pontos do rosto/cabeça assim como auscultadores nos ouvidos. Durante o exame o paciente irá ouvir sons e deve permanecer relaxado e sem se movimentar.
- Exames disponíveis:
- Tronco Cerebral/ Curta latência
- Respostas Semi-prococes/ Média Latência
- Respostas Corticais/Longa Latência
- Electrococleografia
Videonistagmografia
A Videonistagmografia ou E.N.G. Computorizada é um exame que analisa os reflexos vestibulo-oculomotores (movimentos oculares desencadeados por estímulos vestibulares) e os reflexos visuo-oculomotores (movimento oculares desencadeados por estímulos visuais), para tal é colocada uma máscara nos olhos que contém uma câmara que filma e regista o movimento ocular enquanto realizam alguns exercícios. (Lusíadas)
Posturografia Dinâmica
A posturografia dinâmica computorizada é uma avaliação funcional utilizada para avaliação quantitativa das informações visuais, somatossensoriais e vestibulares que contribuem para o equilíbrio do indivíduo. Quando algumas destas informações estão alteradas podem causar desequilíbrio.
Para a realização deste teste, o paciente é colocado em pé, sobre uma plataforma, com uns óculos de realidade virtual onde são projetados estímulos sensoriais que simulam situações da vida real.
Reabilitação Vestibular
A reabilitação vestibular procura tratar as perturbações relacionadas com o sistema vestibular, através de exercícios específicos e individualizados. De acordo com cada caso específico podem ser realizados vários métodos de reabilitação: estimulação optocinética, treino proprioceptivo, exercícios de habituação e treino em plataforma.
Estes exercícios potenciam a capacidade de compensação do Sistema Nervoso Central, com o objetivo de reduzir as vertigens e/ou tonturas, melhoria da estabilidade visual, do equilíbrio e da confiança, permitindo uma melhoria na qualidade de vida.
Avaliação do Processamento Auditivo Central
Nesta avaliação pretende-se saber como ouve e não o quanto ouve.
É um exame realizado dentro de um ambiente acusticamente controlado, através de auscultadores, onde o paciente realizará alguns testes comportamentais que avaliam diferentes competências auditivas. A seleção de testes é personalizada para cada perfil, de acordo com a faixa etária, histórico e principais queixas mencionadas.
A duração da avaliação pode variar, dependendo da quantidade de testes aplicados, atenção e cansaço do paciente. Em alguns casos a avaliação pode ser realizada em duas sessões.