Ortóptica

Exames Pré-Consulta

Autorrefração e Queratometria

O que é a autorrefração?

A autorrefração é um método automático de avaliação da refração (graduação ou erro refrativo) do olho. É especialmente útil em graduações elevadas (miopias, hipermetropias e astigmatismos mais altos), de córneas irregulares, de queratocones e em crianças. Os dados obtidos são sempre verificados e testados pelo oftalmologista, sobretudo nos erros refrativos mais pequenos e em especial nas crianças, já que os resultados podem não representar a verdadeira necessidade do olho. É normalmente realizado por um técnico antes da entrada do paciente no consultório, ou em alternativa no início da consulta pelo médico.

O que é a queratometria?

A queratometria é um exame efectuado num equipamento computorizado que mede a curvatura da córnea. Esta avaliação é importante para situações como a adaptação de lentes de contacto, o cálculo da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia da catarata e o rastreio de queratocone. É um exame completamente indolor, pois basta fixar uma pequena luz. Por vezes é feito em associação com a autorrefração antes do doente entrar no consultório médico, ou no início da consulta pelo médico oftalmologista.

Tonometria

A Tonometria é um exame oftalmológico que consiste na medição da pressão intra-ocular. Existem três métodos para a sua realização, nomeadamente, contacto, não contacto ou sopro e ainda o método por Aplanação de ​Goldmann​, sendo que o nosso serviço dispõe das técnicas acima mencionadas. Este é um exame fundamental para o diagnóstico e acompanhamento de hipertensão ocular e Glaucoma.

Avaliação binocular (perto e longe)

A Avaliação Binocular, realizada pelo Ortoptista, compreende um conjunto de testes para a avaliação da integridade motora (avaliação da função dos músculos extraoculares) e sensorial da visão (avaliação dos vários graus da binocularidade). Desta forma é possível diagnosticar Estrabismos, Paralisias Oculomotoras, Ambliopia, Anisometropias, entre outras condições que comprometem a normal visão binocular, bem como adequar o melhor tratamento e encaminhamento ao doente.

Consulta de Contactologia

Na Consulta de Contactologia é efetuada uma análise dos vários parâmetros oculares com o objetivo de selecionar a lente de contacto, que permita um bom conforto, uma boa adaptação, e a devida correção do erro refrativo, adequando-a ao estilo de vida do paciente. No caso da adaptação pela primeira vez, além da avaliação dos parâmetros oculares importantes para uma óptima adaptação, dotamos os nossos pacientes com os conhecimentos fundamentais para a utilização das lentes de contacto.

Outros Exames

Retinografia Digital Colorida

A retinografia é um meio complementar de diagnóstico, não invasivo e de alta resolução, utilizado para a observação do fundo ocular. É um exame objetivo e consiste na documentação fotográfica do fundo ocular, permitindo comparações futuras. O seu crescente desenvolvimento originou um impacto fundamental na prática clínica pois permite a monitorização e facilita o diagnóstico de múltiplas patologias oculares. Pode ser realizado com ou sem dilatação pupilar.

A​ngiografia Fluoresceínica

A Angiografia Fluoresceínica é, até ao momento, o método imagiológico ​gold standard ​para estudar as características do fluxo sanguíneo dos vasos da retina. Esta técnica permite estudar a integridade desses vasos e avaliar, diagnosticar, monitorizar a progressão de patologias bem como avaliar a resposta às abordagens terapêuticas. A sua indicação é recomendada em doenças vasculares (Retinopatia Diabética, Oclusões Arteriais e Venosas), inflamatórias da retina ou ainda para lesões tumorais.

Angiografia com Verde de Indocianina

A Angiografia com Verdede Indocianina (ICG) é um exame complementar de diagnóstico que permite a avaliação da rede vascular coroideia identificando neovascularização e alterações vasculares da coróide. Desta forma, o ICG é indicado para patologias como a DMI exsudativa e coriorretinopatia serosa central, miopia ou tumores da coróide.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

O OCT é um método imagiológico não invasivo que produz imagens de alta resolução proporcionando uma análise quantitativa e qualitativa das estruturas oculares. É um exame que permite um diagnóstico precoce e diferenciado das doenças do vítreo, da retina e do nervo ótico,sendo também fundamental no estabelecimento de decisões terapêuticas e na avaliação pós-operatória.

Biometria Ótica ou Contacto/Ultrassónica

A Biometria é o procedimento clínico utilizado para a mensuração do comprimento axial do globo ocular, queratometria e da profundidade da câmara anterior. A sua realização é imprescindível na avaliação pré-operatória de cirurgias implanto-refrativas (ex.: Cirurgias de Catarata) para o cálculo da lente intraocular que será implantada. Assim, este é um procedimento decisivo para alcançar um resultado favorável no pós-operatório.

Biomicroscopia Ocular

A Biomicroscopia Ocular, também denominada de lâmpada de fenda, é um procedimento simples e não invasivo integrante na prática oftalmológica. Este permite a avaliação de estruturas oculares externas (pálpebras, esclera, conjuntiva), do segmento anterior (íris, humor aquoso, cristalino, corpo ciliar e córnea) e ainda do segmento posterior (humor vítreo e retina) através de lentes e iluminação adequadas.

Gonioscopia

A Gonioscopia avalia o ângulo da câmara anterior do globo ocular (local onde há a drenagem do humor aquoso, o qual regula a pressão intraocular). Desta forma, este é um exame que permite estabelecer o diagnóstico de algumas patologias oculares bem como monitorá-las. Assume uma particular importância quando existe suspeita de Glaucoma.

Estudo de campos visuais (PEC + ​Goldmann​)

O Estudo de Campos Visuais pode ser realizado de forma manual (através do perímetro de Goldmann​) ou de forma automática (através de um perímetro computadorizado). A forma mais comum, e a que dispomos na Casa de Saúde de São Mateus, é a perimetria computadorizada que através de uma Cúpula de ​Ganzfeld simula o campo visual e apresenta vários estímulos visuais, de vários tamanhos e intensidades, em diversas regiões, permite estudar o campo visual útil de cada doente, bem como identificar escotomas e outras anomalias. Este é um exame indolor que permite diagnosticar e monitorizar várias patologias oftalmológicas ou neuro-oftalmológicas, como o Glaucoma, Neuropatias Óticas, Toxicidade Retiniana, entre outras.

Pedido de Marcação

Faça aqui o seu pedido de marcação online. Pode, se desejar, escolher o médico e respectivo acordo caso pretendido.

Marcação Online
Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!