Novembro Azul

Mês de Consciencialização da Saúde Masculina

Durante o mês de Novembro são levadas a cabo, mundialmente, diversas iniciativas visando a prevenção da doença e melhoria da saúde do homem. Dirigidas não apenas à próstata, mas a outras patologias, nomeadamente do testículo e mentais, estas campanhas procuram sensibilizar o homem para a necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis e da procura de cuidados médicos, mesmo quando não se sentem doentes, para que seja possível um diagnóstico precoce e tratamento atempado de doenças graves, como o cancro a próstata. Neste contexto particular, a ausência de sintomas até fases avançadas da doença e o receio e preconceito que alguns homens ainda têm de ir ao médico e ser examinados, nomeadamente pelo toque retal, faz com que continue a existir um número significativo de doentes com cancro da próstata que são diagnosticados tarde demais, numa fase em que já não é possível obter a cura da doença. Esses receios são absolutamente injustificados, o exame retal não causa dor e é um importante aliado do médico no diagnóstico das doenças da próstata. O bigode, símbolo claro da masculinidade, foi propositadamente escolhido para estas campanhas, no sentido de fazer os homens perceber que cuidar de si próprios, procurar ajuda médica, ser examinados, não diminui em nada a sua masculinidade, pelo contrário “cuidar da próstata é coisa de homem”.

O autoexame testicular não deve, também, ser esquecido. Os homens devem, regularmente, palpar os seus testículos e procurar ajuda imediata se detetarem nódulos, massas, endurecimentos ou aumento de volume bem como se o mesmo se tornar doloroso.

No que respeita à próstata, é muito importante os homens tomarem consciência que o cancro da próstata é muito frequente, chegando a afetar um em cada seis homens.

A partir dos 50 anos, ou dos 40 se tiver familiares diretos com esta doença ou outras situações que o exijam, deve ser observado anualmente pelo seu urologista e fazer analises de sangue, nomeadamente com avaliação do PSA. Com estes simples cuidados pode fazer a diferença face a uma doença tão frequente, mas que hoje em dia tem diversas possibilidades de tratamento, curativo, com sequelas mínimas ou ausentes, logo que seja detetada nas fases iniciais.

Na Casa de Saúde, focamo-nos numa intervenção rápida e acompanhamento contínuo dos utentes que visam a prevenção, garantindo a melhoria da sua qualidade de vida. O diagnóstico precoce do Cancro da Próstata, está associado ao considerável aumento da taxa de cura da patologia.

Através da Consulta de Urologia e parcerias estratégicas, como por exemplo, o Centro Oncológico Lenitudes, oferecemos aquela que é uma referência nos cuidados de saúde em toda a região de Viseu – porque a sua Saúde, é a nossa Missão.

Dr. Ricardo Patrão - Urologia

Dr. Ricardo Patrão

Diretor Clínico CSSMH
Médico Urologista