Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial

O Dia Europeu do Antibiótico, 18 de Novembro é comemorado anualmente para fomentar a consciencialização do uso responsável dos antibióticos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) associa-se à campanha, celebrando a Semana Mundial de Consciencialização
do Uso de Antimicrobianos, de 18 a 24 de Novembro. Uma iniciativa que surge da preocupação crescente perante a resistência antimicrobiana que é um dos maiores desafios globais de saúde da atualidade, sendo uma das principais causas de morte a nível mundial.
Este ano, com o tema “Divulgue a Conscientização, Pare a Resistência”, toda a população (público em geral, profissionais de saúde, agricultores, autoridades competentes e políticos), é chamada a ser veículo de sensibilização sobre a Resistência Antimicrobiana (AMR). Encorajando-se melhores práticas para o combate à disseminação de infeções resistentes a antimicrobianos.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estima que até 2050 as infeções por bactérias resistentes a antibióticos poderão matar 2,4 milhões de pessoas na Europa, América do Norte e Austrália. Estima-se que em 2050, a resistência aos antimicrobianos matará globalmente mais de 10 milhões de pessoas por ano.

Joana Amaral – Farmacêutica CSSMH