Sabia que a Terapia Ocupacional pode ajudar a sua criança no regresso às aulas?
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Sabia que a Terapia Ocupacional pode ajudar a sua criança no regresso às aulas?
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O regresso às aulas nem sempre é fácil para as crianças nem para as famílias.
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Muitos pais, que passam por nós, partilham preocupações em comum: “não consegue manter-se sentado e direito na cadeira”, “utiliza muita força no lápis e rasga folhas com a borracha”, “é muito desorganizado e perde tudo na escola”, “tem dificuldades na leitura, saltando linhas”, “não gosta de certas roupas e as rotinas matinais são difíceis”, “cai muitas vezes na escola, anda sempre com negras”, “não aceita certos alimentos”, “não gosta de cortar as unhas ou o cabelo”, “não sabe brincar”, …
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- Estas questões, por vezes, desvalorizadas por alguns, maioritariamente tem por base alterações do processamento da informação sensorial, criando na sociedade rótulos nestas crianças de “distraídas, trapalhonas, sem regras”.
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- Para além dos sistemas sensoriais mais conhecidos como a visão, olfato, tato, gustativo e audição, temos outros dois sistemas fundamentais que são o vestibular (equilíbrio e movimento) e o propriocetivo (noção da posição do corpo no espaço, consciência do corpo e graduação da força). Quando estes sistemas não estão suficientemente maduros ou regulados é comum observar as dificuldades já referidas.
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- A terapia ocupacional através da abordagem de integração sensorial pode ajudar estas crianças a alcançarem um melhor desempenho ocupacional. Esta abordagem é um processo neurológico inconsciente, dinâmico e automático através do qual o cérebro identifica, organiza e combina as informações sensoriais provenientes do próprio corpo e do ambiente, de modo a produzir uma resposta adaptada, um comportamento. Permite adaptarmo-nos ao ambiente à nossa volta, sendo essencial para o desenvolvimento das nossas competências.
Importante nunca esquecer os princípios desta abordagem, que incluem: uma sala devidamente equipada para diferentes desafios sensoriais, a valorização da motivação intrínseca da criança e a promoção de um desafio adequado à criança. É através do brincar que conseguimos atingir mais facilmente os objetivos e assim facilitar todo o processo terapêutico.
- A terapia ocupacional através da abordagem de integração sensorial pode ajudar estas crianças a alcançarem um melhor desempenho ocupacional. Esta abordagem é um processo neurológico inconsciente, dinâmico e automático através do qual o cérebro identifica, organiza e combina as informações sensoriais provenientes do próprio corpo e do ambiente, de modo a produzir uma resposta adaptada, um comportamento. Permite adaptarmo-nos ao ambiente à nossa volta, sendo essencial para o desenvolvimento das nossas competências.
- No passado dia 27 de outubro, no Dia Mundial da Terapia Ocupacional e como terapeutas ocupacionais da Unidade de Pediatra da Casa Saúde S. Mateus Hospital, se o teu filho apresenta esses sinais ou manifesta alguma preocupação semelhante, procure ajude.
- A intervenção pode mudar significativamente a vida da criança e melhorar as rotinas familiares.
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Ana Lúcia Ferreira, Terapeuta Ocupacional
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Inês Coelho, Terapeuta Ocupacional
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