Sabia que a Terapia Ocupacional pode ajudar a sua criança no regresso às aulas?

    1. Sabia que a Terapia Ocupacional pode ajudar a sua criança no regresso às aulas?

    1. O regresso às aulas nem sempre é fácil para as crianças nem para as famílias.

 

        1. Muitos pais, que passam por nós, partilham preocupações em comum: “não consegue manter-se sentado e direito na cadeira”, “utiliza muita força no lápis e rasga folhas com a borracha”, “é muito desorganizado e perde tudo na escola”, “tem dificuldades na leitura, saltando linhas”, “não gosta de certas roupas e as rotinas matinais são difíceis”, “cai muitas vezes na escola, anda sempre com negras”, “não aceita certos alimentos”, “não gosta de cortar as unhas ou o cabelo”, “não sabe brincar”, …

     

            1. Estas questões, por vezes, desvalorizadas por alguns, maioritariamente tem por base alterações do processamento da informação sensorial, criando na sociedade rótulos nestas crianças de “distraídas, trapalhonas, sem regras”.

           

            1. Para além dos sistemas sensoriais mais conhecidos como a visão, olfato, tato, gustativo e audição, temos outros dois sistemas fundamentais que são o vestibular (equilíbrio e movimento) e o propriocetivo (noção da posição do corpo no espaço, consciência do corpo e graduação da força). Quando estes sistemas não estão suficientemente maduros ou regulados é comum observar as dificuldades já referidas.

           

            1. A terapia ocupacional através da abordagem de integração sensorial pode ajudar estas crianças a alcançarem um melhor desempenho ocupacional. Esta abordagem é um processo neurológico inconsciente, dinâmico e automático através do qual o cérebro identifica, organiza e combina as informações sensoriais provenientes do próprio corpo e do ambiente, de modo a produzir uma resposta adaptada, um comportamento. Permite adaptarmo-nos ao ambiente à nossa volta, sendo essencial para o desenvolvimento das nossas competências.
               
              Importante nunca esquecer os princípios desta abordagem, que incluem: uma sala devidamente equipada para diferentes desafios sensoriais,  a valorização da motivação intrínseca da criança e a promoção de um desafio adequado à criança. É através do brincar que conseguimos atingir mais facilmente os objetivos e assim facilitar todo o processo terapêutico.

           

          1. No passado dia 27 de outubro, no Dia Mundial da Terapia Ocupacional e como terapeutas ocupacionais da Unidade de Pediatra da Casa Saúde S. Mateus Hospital, se o teu filho apresenta esses sinais ou manifesta alguma preocupação semelhante, procure ajude.
          2. A intervenção pode mudar significativamente a vida da criança e melhorar as rotinas familiares.

 

     

      1. Marcações Online

      2. Ana Lúcia Ferreira, Terapeuta Ocupacional

      3.  

    Inês Coelho, Terapeuta Ocupacional