Solidariedade faz bem à Saúde!

Caminhada Solidária CSSMH | Associação dos Ucranianos de Viseu

No próximo dia 30 de abril decorre, pelas 14:30h, a Caminhada Solidária da Casa de Saúde São Mateus, este ano com particular respeito pela resistência do povo ucraniano que se encontra sujeito a uma vil e desumana invasão do seu país em guerra, como consequência da invasão da Rússia.

Viseu já acolheu mais de 200 refugiados, famílias que procuram uma resposta de Vida que esta Cidade procura garantir. A onda de solidariedade é coletiva, pelo que, estão de parabéns todas as instituições, empresas, escolas, entidades civis e religiosas, e tantos que individualmente e discretamente estão a ajudar recebendo nas suas casas quem mais precisa.

A iniciativa em questão resulta de um propósito de cooperação entre os profissionais de saúde deste Hospital Privado e a Comunidade de Viseu. Desta cooperação é de realçar todo o apoio e envolvimento do Município de Viseu, das estruturas de acolhimento de refugiados, mas também do esforço voluntário determinante da Associação dos Ucranianos de Viseu, dos Viriatos 14, dos Escuteiros pela Junta Regional de Viseu, dos inúmeros grupos associativos, culturais e recreativos da cidade.

A escolha por um percurso Urbano é justificada pela intenção de “apresentar a cidade aos Ucranianos” passando por alguns pontos estratégicos, sempre sob a supervisão e segurança da PSP. Será realizada uma visita guiada no Museu Grão Vasco com a orientação da Diretora Drª. Odete Paiva, seguindo depois pelo edifício da Segurança Social, Bombeiros Sapadores de Viseu, espaço do SEF, Câmara Municipal de Viseu, até ao McDonalds Viseu Drive onde será oferecido um Happy Meal a todas as crianças inscritas nesta iniciativa, com uma especial atenção às crianças ucranianas privadas deste e de tantos outros momentos descontraídos com família e amigos.

A Casa de Saúde São Mateus Hospital vai oferecer um conjunto de rastreios de saúde, assim como, vales de oferta, de entre os quais, para Saúde Auditiva e Saúde Oral, consultas e tratamentos gratuitos para os ucranianos refugiados, devidamente identificados pela Associação dos Ucranianos de Viseu. Esta é uma campanha solidária duradoura e que será alargada a várias Especialidades Médicas no decurso dos próximos meses.

Mais do que Responsabilidade Social, trata-se de dar cumprimento à Missão superior desta Instituição que há mais de 60 Anos é uma referência em Saúde para Viseu: – oferecer cuidados de saúde com Qualidade, com sentido Ético e Inclusivo, dotados das melhores condições e infraestruturas e prestados com humanismo e competência pelos melhores profissionais de saúde.

Não podemos deixar de contextualizar esta iniciativa solidária que se realiza no Mês Maior em Portugal para se falar de Solidariedade, de Fraternidade, …, de Liberdade. Abril abriu as portas da Democracia há 48 anos. Dos Valores e Direitos Constitucionais sabemos que a Saúde é um deles que urge continuar a defender, promover e alargar. A Saúde é e será sempre um dos principais fatores de integração e coesão sociais, gerador de qualidade de vida e bem-estar intergeracional, multidisciplinar e condutor de todo o desenvolvimento humano presente e futuro. O mercado oferece hoje várias opções de entidades e instituições que num quadro de complementaridade, inovação e responsabilidade social, garantem efetivamente o acesso a cuidados de saúde básicos, diferenciados e especializados quer nas respostas Públicas com um dos melhores Serviços Nacionais de Saúde, quer nas respostas Privadas com Qualidade demonstrada no País.

A Solidariedade faz bem à Saúde, porque a Saúde é solidária com a condição do Ser Humano. Somos melhores por fora quanto melhores formos por dentro!

A Direção CSSMH