Artrite Reumatóide – Estar alerta para a doença!

A artrite reumatóide é uma doença reumática inflamatória, crónica, de natureza auto-imune. Estima-se que em Portugal afecte 0,8 a 1,5% da população, sendo a sua prevalência quatro vezes maior em mulheres. Pode surgir em qualquer faixa etária, do adolescente ao idoso, pelo que o alerta aos seus sintomas deve estar presente em qualquer idade. Se não for atempadamente diagnosticada e tratada pode mesmo levar a lesão/destruição articular, causando deformidade e sequelas permanentes. A sua origem é ainda desconhecida sabendo-se, contudo, que há uma desregulação do sistema imunitário do próprio indivíduo (que pode ser precipitada por diversos factores e mecanismos genéticos) e que provoca como que uma espécie de “ataque” de diversos produtos do “sistema de defesa” (sistema auto-imune) às próprias células e tecidos do organismo, causando uma situação inflamatória nas articulações e em todo corpo.

A doença caracteriza-se por inflamação das articulações. Essa inflamação provoca dor  (sobretudo em repouso e no início do movimento) e inchaço articulares. Causa também rígidez articular (dificuldade em mobilizar as articulações por sensação de prisão de movimentos), sobretudo após algum período de repouso, e que melhora um pouco com o movimento. Caracteristicamente as dores são mais intensas durante a noite e madrugada, havendo maior dificuldade em mobilizar as articulações afectadas ao acordar e nas primeiras horas da manhã (e durante o dia após períodos de repouso articular). Qualquer articulação pode ser afectada pela doença, embora seja mais frequente que afecte primeiro as pequenas articulações das mãos e pés. Com o avanço da doença, habitualmente outras articulações são posteriormente afectadas.

O diagnóstico correcto e célere desta doença é fundamental para que a inflamação articular seja rapidamente debelada e o “ataque” do sistema auto-imune às articulações e ao organismo seja combatido. Só desta forma se controlam os sintomas, se evitam as deformidades e sequelas articulares e se devolve a qualidade de vida ao doente.

Tem havido enormes avanços terapêuticos nesta área nas últimas décadas. Dispomos hoje de inúmeros medicamentos altamente específicos e efectivos no tratamento adequado desta doença, permitindo ao doente com artrite reumatóide um controlo eficaz da doença e uma excelente qualidade de vida.

Perante queixas ou sintomas articulares com estas características, a procura de ajuda médica é fundamental numa fase precoce, para que se chegue a um diagnóstico de forma célere e se possa instituir rapidamente o adequado tratamento. O início precoce de um acompanhamento especializado e de terapêutica dirigida é um factor determinante de um melhor prognóstico a longo prazo.

Dr. Paulo Monteiro - Reumatologia

Dr. Paulo Monteiro

Médico Especialista e Consultor em Reumatologia

Clínica de Reumatologia – Casa de Saúde S. Mateus, Hospital

Coordenador da Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE

Logo - Clinica Reumatologia