Comunicação em Saúde

Comunicar um Hospital, de dentro para fora | Dia Mundial das Redes Sociais

Se tivéssemos que apostar, creio que muitos concordamos que não terá havido, ultimamente, palavra tão pronunciada como a “Covid-19.” Seria mais leve começar esta reflexão de outra forma, porém falar no setor da Comunicação nos dias de hoje sem referir a Pandemia, seria ignorar uma variável que muito condicionou sobretudo a comunicação digital dos últimos 2 anos. Reconhecemos o impacto que a pandemia teve em todos os setores da atividade económica, social e cultural: para uns obrigou a que este período fosse um fechar de portas dos seus negócios/projetos e planos para o futuro, mas, para outros, não deixou de ser um teste de adaptação e um momento de “dar o salto”, apostar em soluções nunca antes consideradas; um verdadeiro teste de resistência e criatividade para todos.

De entre os mais variados setores, o da Saúde, poderá mesmo ter sido aquele que mais se viu obrigado a inovar nas suas práticas diárias “entrando no digital” muito mais rápido e transversalmente do que o previsto ou planeado para um horizonte temporal – tradicionalmente mais lento em Portugal. Ninguém estava, verdadeiramente, preparado; e a área da Comunicação Institucional em Saúde não é exceção. Reunir conteúdos de comunicação (interna e externa) para um Hospital Privado com identidade própria e sentido de utilidade para o cliente/utente, é uma tarefa de extrema responsabilidade e exigência estética. Nem sempre os consensos estão garantidos à partida, mesmo quando à mesma mesa estão reunidos os profissionais que estão habituados a trabalhar em conjunto: equipas multidisciplinares, profissionais de saúde, técnicos, entre os demais. Transformar toda esta realidade presencial diária para o contexto digital, sem perder o foco e as expectativas de prioridades e normativos impostos pela DGS, foi “uma corrida de obstáculos”, cumprida em ritmo de sprint!

O papel do Designer é determinante para que a elegância da comunicação confira sucesso ao objetivo frio de levar a certeza e o esclarecimento a quem tem dúvidas, o que acontece muito em Saúde. É através de uma cuidadosa seleção dos diversos parâmetros que compõem um produto visual (imagem, cor, vídeo, grafismo), que se gera a oportunidade de uma mensagem formal e institucional se transformar numa comunicação apelativa e intencionalmente emocional, que nos permite chegar mais perto do nosso público-alvo, levando a uma interação ativa entre o consumidor digital final e a entidade que com ele comunica.

Quando assumimos uma declaração de Missão como “(…) ser uma unidade de saúde de referência no âmbito da prestação de cuidados de saúde de elevado nível técnico e científico, como intervenção ao nível de prevenção diagnóstico, tratamento de doenças e reabilitação, em diferentes ambientes, que vão desde o internamento hospitalar, ambulatório e atendimento permanente (…)”, procuramos, legitimamente, reforçar nosso posicionamento de “Hospital Privado de Referência de Viseu e da Região”. Nas Redes Sociais, a diversidade de conteúdos para este propósito ao dispor do Designer de Comunicação, leva-nos a reinventar a forma como comunicamos e a quere surpreender o nosso cliente/utente e, sobretudo também, os nossos profissionais internos com produtos “fora da caixa”, como a edição de um Livro comemorativo dos 60 Anos de História em Saúde da CSSMH, mesmo em tempos de Pandemia! E este é só um exemplo do que mesmo parecendo impossível, foi (e é) possível fazer… surpreender-vos!

Dia Mundial das Redes Sociais, 30 de junho. Dias em que a reflexão enquanto profissionais de Comunicação nos leva a confirmar a importância do trabalho em rede, totalmente indispensável para as empresas, para a sociedade, para os indivíduos, aqui referenciados sobretudo como Clientes de um Hospital Privado. Uma Rede Social é como um Organismo, as interligações e correlações são, simultaneamente, causa e consequência, permitem a criação mas são a fonte para o desenvolvimento. Os recursos de Comunicação que temos desenvolvidos têm este contributo: para o cliente externo, fidelizar ao Hospital e à Qualidade dos profissionais; para o cliente interno, exponenciar a cultura e identidade organizacional eficazmente traduzida no slogan #somostodoscadadesaude.

Comunicar é estabelecer Pontes. Comunicar bem é fortalecer Redes.

Beatriz Miranda

Departamento de Design, Comunicação e Marketing CSSMH