Oftalmologia

A Oftalmologia é uma especialidade médica e cirúrgica que se dedica à manutenção da saúde ocular e do sistema visual, fazendo o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das numerosas doenças que podem perturbar a visão.

Os médicos oftalmologistas que estão ao seu dispor na Casa de Saúde São Mateus constituem uma equipa experiente e da mais alta formação académica e profissional, nas várias áreas da oftalmologia, estando à sua disposição para tratamento médico, cirurgias e laser, com o equipamento mais recente ao dispor dos profissionais desta área.

A Casa de Saúde São Mateus possui ainda os mais modernos meios complementares de diagnóstico para a deteção atempada e correto seguimento das diversas doenças que afetam a visão.

Tratamentos

Terapêutica Antiangiogénica da Retina

A terapêutica antiangiogénica é usada em doenças que apresentam vasos retinianos anormais na retina, provocando membranas vasculares, acúmulo anormal de líquido ou edema macular, como DMI, Retinopatia Diabética, Oclusões Venosas, Alta Miopia, Trauma ou Inflamação.

O tratamento passa pela injecção intravítrea (dentro do olho) de medicamentos antiangiogénicos que impedem o desenvolvimento dos vasos anormais, realizada no Bloco Operatório, sob anestesia local. Com este tratamento é possível preservar a acuidade visual e, em muitas situações, também obter alguma melhoria de visão, principalmente quando há uma detecção precoce e tratamento atempado. A vigilância da evolução faz-se pela avaliação em consultas seriadas e exames como o OCT.

Laser YAG

A CSSM dispõe do Laser YAG que é utilizado nos seguintes tratamentos Oftalmológicos:

Opacidade da Cápsula Posterior: provoca diminuição de visão e pode ocorrer meses ou anos após cirurgia de Catarata. A Capsulotomia por Laser YAG resolve esta situação eficazmente com recuperação da acuidade visual perdida, eliminando a obstrução que impede a visão normal sem necessidade de recurso a nova cirurgia.

Glaucoma do Ângulo Fechado: a Iridotomia por Laser YAG permite criar uma passagem alternativa para o humor aquoso, sendo útil tanto na sua forma aguda como na sua prevenção.

Laser Árgon

O Laser Árgon, disponível na CSSM, é utilizado em Oftalmologia para Fotocoagulação, uma terapêutica que usa uma fonte de luz que é absorvida pelos tecidos, sendo convertida em energia térmica. É realizada com anestesia tópica, usando uma lente de contacto apropriada para cada tipo de tratamento.

As principais indicações do Laser Árgon são:

Doenças Vasculares da Retina: particularmente na Retinopatia Diabética (a Fotocoagulação é essencial ao impedir a progressão da doença e a cegueira), mas também na Oclusão Venosa, Macroaneurismas, Inflamações (Vasculite) e outras alterações que possam originar áreas mal irrigadas e vasos anormais (neovascularização).

Buracos ou Rasgaduras de Retina: o Laser Árgon limita as lesões da retina, tanto sintomáticas como na profilaxia de lesões sem sintomas, assim impedindo que originem uma situação mais grave de Descolamento da Retina.

 

Consulte os Exames da Especialidade!

EXAMES DE ORTÓPTICA

Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!