Segurança dos Doentes nos Hospitais
Dia Mundial da Segurança do Doente 17 de setembro.
A segurança dos doentes nos hospitais, continua a ser uma problemática e uma preocupação dos responsáveis pela saúde de todo o Mundo! Razão pela qual, se comemora o Dia Mundial da Segurança do Doente. O apelo dos organismos, Mundiais e Nacionais, tem como foco continuar de forma sistemática, a alertar e despertar as consciências de todos os decisores políticos, administradores, profissionais de saúde e população em geral, para este problema.
Pese embora, a união de esforços a nível Global, o número de acontecimentos adversos, continua a não ser aceitável, com consequente impacte clínico negativo, económico e social, que afetam todos os intervenientes, incluindo o próprio sistema de saúde, sendo que desses uma larga percentagem (40 % a 70 %), são considerados preveníveis ou evitáveis. Quer seja através de procedimentos diretos e indiretos, inerentes à prestação de cuidados, quer a nível de omissão de cuidados!
As tipologias de eventos adversos, mais frequentes, são as relacionadas com: medicamentos, cirurgias, infeções, quedas, úlceras por pressão e o atraso ou falha no diagnóstico ou no tratamento.
A Casa de Saúde São Mateus, Hospital, ciente das suas responsabilidades ao nível da saúde, à semelhança do que tem vindo a fazer nestes últimos anos, junta-se publicamente às iniciativas, partilhando a sua preocupação junto à população que serve.
Nestes últimos anos, com maior acuidade e objetividade, tem sido desenvolvidas pelos Órgãos da Tutela, nomeadamente a Direção Geral da Saúde (DGS), e a Entidade Reguladora (ERS), estratégias, mecanismos e instrumentos, para que os hospitais do Sistema Nacional de Saúde, possam de uma forma contínua e sistemática, monitorizar a frequência de ocorrência de eventos adversos, caraterizar a sua tipologia e gravidade, para que de forma eficaz, através da adoção e introdução de medidas preventivas e corretivas dirigidas, se reduzam os riscos e acontecimentos indesejáveis, para níveis aceitáveis de segurança.
A CSSMH, na sua política estratégica e operacional de qualidade, através do Gabinete de Qualidade e Segurança, promove a monitorização e avaliação sistemática e reflexiva, da ocorrência de riscos e eventos adversos, e propõe junto das equipas a introdução de mediadas corretivas, sempre num Ciclo de Melhoria Contínua da Qualidade dos cuidados.
O desenvolvimento destes procedimentos, tem como objetivo imperioso, manter um Ambiente Seguro aos Doentes que recorrem aos cuidados e serviços da Casa de Saúde de São Mateus Hospital.
Deolinda Ferreira – Enfermeira Gestora da Qualidade
Patrícia Pereira – Enfermeira Gestora da Qualidade
Gabinete de Qualidade CSSMH
Últimas Notícias
- Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial
- Cancro da Próstata: Os Homens também choram
- Dia Mundial da Terapia Ocupacional
- Anquiloglossia: sabe o que é?
- 6º Aniversário da Unidade de Pediatria da Casa de Saúde São Mateus Hospital
- Desafios na Amamentação: A Abordagem do Terapeuta da Fala
- Junho – Mês da Criança e do Adolescente – Ciclo de Workshops CSSMH
- Síndrome Intestino Irritável – o impacto da dieta
- O que é isso de ser Mãe?
- Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança