Otorrinolaringologia

Nas áreas da Otorrinolaringologia moderna, de salientar o diagnóstico e tratamento da vertigem e zumbido, da rino-sinusite, da alergia respiratória, da roncopatia e apneia do sono, da surdez infantil e do adulto, da oncologia da cabeça, pescoço e base do crânio e da cirurgia plástica facial.

A Unidade de Otorrinolaringologia da Casa de Saúde de São Mateus é o local certo para todos os que procuram uma resolução das suas patologias num centro de alta qualidade técnica e humana.​

A capacidade técnica instalada, com tecnologias de última geração e, sobretudo, a capacidade humana dos seus médicos e técnicos, permite hoje a qualquer pessoa, que recorra aos nossos serviços, ter a certeza de que lhe serão fornecidos os melhores e mais atualizados cuidados de saúde, desde o diagnóstico ao tratamento médico e cirúrgico.
 
 

Saiba mais sobre os nossos Exames

Audiograma Tonal Simples

O audiograma tonal simples é um método comportamental que tem como finalidade determinar os limiares de audibilidade mínima. A avaliação dos limiares auditivos é efectuada tanto por via aérea (auscultadores) como por via óssea (vibrador ósseo) através da utilização de sons puros. O paciente deverá assinalar cada estímulo que deteta. As frequências testadas variam de 125 Hz a 8.000 Hz e, em intensidade, desde -10 dB HL a 120 dB HL.

Audiograma Vocal

A audiograma vocal é um exame complementar ao da audiometria tonal. Neste exame o paciente terá que repetir palavras que serão apresentadas com diferentes intensidades. Permite avaliar a compreensão da linguagem (inteligibilidade) e a discriminação (capacidade de distinguir os fonemas).

Acufenometria

O estudo dos acufenos é realizado numa cabine insonorizada através de auscultadores. Consiste na identificação subjectiva das características do acufeno, numa tentativa de o definir em intensidade e frequência.

Timpanograma

Timpanometria é o procedimento pelo qual se pode determinar as mudanças que ocorrem na membrana do tímpano e na cadeia ossicular pela variação de pressão sonora introduzida no canal auditivo externo. Avalia a mobilidade da membrana timpânica e as condições do ouvido médio.

Pesquisa de reflexos acusticos IPSI/CONTRA

Avalia o reflexo acústico do músculo estapediano através da sua contração como resposta a um estimulação sonora induzida, que pode ser ipsi ou contralateral.

Pesquisa do reflexo Decay bilateral

Consiste na apresentação de um estímulo sonoro no ouvido a testar, medindo o tempo da contração do músculo do estribo através da observação da amplitude do reflexo. É importante para o diagnóstico diferencial de lesões cocleores ou retrococleares.

Estudo do Funcionamento da Trompa de Eustáquio

Estas provas são utilizadas para testar o funcionamento da trompa de Eustáquio. Após a obtenção do timpanograma, efectua-se a manobra de Valsava a qual consiste em criar uma hiperpressão na nasofaringe após encerramento das fossas nasais e da boca durante a expiração forçada. Neste seguimento, efectua-se a manobra de Toynbee a qual consiste em criar pressões negativas na nasofaringe através da deglutição.

Potenciais Evocados Auditivos

São um conjunto de exames que analisam o percurso do som desde que entra no ouvido até à sua chegada ao cérebro. São exames de simples realização, são colocados uns elétrodos de contacto (autocolantes) em determinados pontos do rosto/cabeça assim como auscultadores nos ouvidos. Durante o exame o paciente irá ouvir sons e deve permanecer relaxado e sem se movimentar.

    Exames disponíveis:

  • Tronco Cerebral/ Curta latência
  • Respostas Semi-prococes/ Média Latência
  • Respostas Corticais/Longa Latência
  • Electrococleografia

Videonistagmografia

A Videonistagmografia ou E.N.G. Computorizada é um exame que analisa os reflexos vestibulo-oculomotores (movimentos oculares desencadeados por estímulos vestibulares) e os reflexos visuo-oculomotores (movimento oculares desencadeados por estímulos visuais), para tal é colocada uma máscara nos olhos que contém uma câmara que filma e regista o movimento ocular enquanto realizam alguns exercícios. (Lusíadas)

Posturografia Dinâmica

A posturografia dinâmica computorizada é uma avaliação funcional utilizada para avaliação quantitativa das informações visuais, somatossensoriais e vestibulares que contribuem para o equilíbrio do indivíduo. Quando algumas destas informações estão alteradas podem causar desequilíbrio.

Para a realização deste teste, o paciente é colocado em pé, sobre uma plataforma, com uns óculos de realidade virtual onde são projetados estímulos sensoriais que simulam situações da vida real.

Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular procura tratar as perturbações relacionadas com o sistema vestibular, através de exercícios específicos e individualizados. De acordo com cada caso específico podem ser realizados vários métodos de reabilitação: estimulação optocinética, treino proprioceptivo, exercícios de habituação e treino em plataforma.

Estes exercícios potenciam a capacidade de compensação do Sistema Nervoso Central, com o objetivo de reduzir as vertigens e/ou tonturas, melhoria da estabilidade visual, do equilíbrio e da confiança, permitindo uma melhoria na qualidade de vida.

 

Pedido de Marcação

Faça aqui o seu pedido de marcação online. Pode, se desejar, escolher o médico e respectivo acordo caso pretendido.

Marcação Online
Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!