Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a profissão que estuda a ocupação humana, considerando o ser humano um ser ocupacional.

A importância da ocupação nas nossas vidas é tanta, que muitas vezes definimo-nos por aquilo que fazemos, em vez de por quem somos.

Ocupação é um termo que vai para além da profissão que desempenhamos, implica o simples ato de nos vestirmos, lavar os dentes, conduzir, brincar com os nossos filhos, ouvir música até relaxar no sofá.

O objetivo do terapeuta ocupacional é facilitar e capacitar a pessoa para a realização das suas ocupações, quando ela se encontra afetada por alguma condição clínica temporária ou definitiva (motora, cognitiva, emocional ou social). Estas condições podem estar presentes em qualquer fase da vida, desde o nascimento, serem desenvolvidas com a idade ou resultarem de um acidente, doença ou lesão.

 

Terapia Ocupacional na Infância

Iniciada a avaliação e análise de quais as estruturas e/ou funções que comprometem o desempenho da criança e após identificados os pontos fortes e as fragilidades que interferem na independência, definem-se os objetivos terapêuticos, com base nos interesses e valores da própria criança e família.

A intervenção é personalizada, baseada em jogos/actividades terapêuticas e no treino do desempenho das várias actividades em que existem dificuldades, de modo a alcançar melhorias no desempenho nas áreas de ocupação: brincar, comer, auto-cuidados, vestuário, atividades escolares, interação com os pares e adultos, nos vários contextos.

Trabalhando deste modo e em articulação com restante membros da equipa, torna-se possível trazer os verbos “ fazia”, “podia”, “estava” para o presente: “Faço”, “Posso” e “Estou”!
 
 

Pedido de Marcação

Faça aqui o seu pedido de marcação online. Pode, se desejar, escolher o médico e respectivo acordo caso pretendido.

Marcação Online
Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!