Terapia Ocupacional

“A Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a ocupação humana, considerando o ser humano um ser ocupacional. Esta profissão tem como principal objetivo facilitar e capacitar a pessoa para a ocupação, e assim promover autonomia, bem-estar e qualidade de vida.

A importância da ocupação nas nossas vidas é tanta que, muitas vezes definimo-nos por aquilo que fazemos, em vez de por quem somos.

Ocupação é um termo que vai para além da profissão que desempenhamos, implica o simples ato de nos vestirmos, lavar os dentes, conduzir, brincar com os nossos filhos, ouvir música até relaxar no sofá.

O Terapeuta Ocupacional intervém desde os recém nascidos até aos idosos, em áreas tão diversas como a saúde mental, a reabilitação física, a pediatria, a geriatria, entre outras.

Em todas estas situações o papel da Terapia Ocupacional é um só: “Aumentar a participação do indivíduo numa ocupação significativa”.

 

Terapia Ocupacional na Infância

Ao falar de crianças e ocupação, fala-se do BRINCAR, a principal ocupação das crianças. Esta é a maneira mais fácil de conhecer e compreender o mundo à sua volta, explorando os espaços e os objetos.

Brincar é um meio privilegiado para desenvolver a coordenação motora grosseira, coordenação motora fina, maturidade emocional, desenvolver as competências sociais, a linguagem e a cognição (atenção, a imitação, a memória, imaginação).

O Terapeuta Ocupacional inicia o seu trabalho pela avaliação e análise de quais as estruturas e/ou funções que comprometem o desempenho da criança e em seguida, após identificados os pontos fortes e as suas fragilidades, em parceria com os pais, definem-se os objetivos terapêuticos.

A intervenção é dirigida às competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais que limitam o sucesso da criança no desempenho e participação em áreas como: o brincar, vestir/despir, alimentação, aprendizagens, cumprimento de hábitos e rotinas, entre outros, nos diferentes contextos onde está inserida.

O terapeuta procura sempre ir ao encontro dos interesses da criança e manter níveis altos de motivação na realização das atividades. Pode também recorrer a material adaptado (brinquedos adaptados, por exemplo) e aconselhar produtos de apoio para aumentar e potenciar o desempenho da criança.

Trabalhando deste modo e em articulação com restante membros da equipa, torna-se possível trazer os verbos “fazia”, “podia”, “estava” para o presente: “Faço”, “Posso” e “Estou”!

Terapia Ocupacional Geriátrica e Reabilitação Física

Na reabilitação física, o terapeuta ocupacional trabalha inserido na equipa de medicina física e reabilitação, avaliando quais as funções físicas afetadas e de que forma as mesmas podem condicionar o desempenho e rotina do utente.

Depois de traçados objetivos, de acordo com as necessidades e prioridades de cada um, a terapia é realizada à base de atividades que estimulam (principalmente) as competências físicas e sensoriais, procurando ir de encontro aos interesses do utente e às suas necessidades mais específicas.

O treino e simulação de atividades específicas pode-se figurar necessário ao processo de reabilitação, bem como o treino do uso de tecnologias de apoio específicas, que podem ser temporárias ou definitivas.

 

Em contexto geriátrico, a avaliação é feita ao idoso, e aos seus contextos de vida principais, uma vez que a perda de algumas competências é expectável com o processo de envelhecimento. A manutenção dos indíces de autonomia apresentados é o principal objetivo, sem nunca desrespeitar a história de vida, interesses, costumes e contexto social em que o idoso está inserido.

Assim, a intervenção é um processo flexível, que acompanha as necessidades de cada fase do idoso, procurando articular com a família a melhor forma de adaptar o ambiente para que seja o mais funcional possível, e estimulando as suas competências físicas, cognitivas e sensoriais, para que o idoso seja capaz de realizar e se sentir realizado no seu dia-a-dia.

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