Os Anos Incríveis

O que é?

“Os Anos Incríveis” (The Incredible Years) são um programa de promoção de competências parentais desenvolvido pela psicóloga Carolyn Webster-Stratton. Está implementado em mais de 20 países, e conta com 30 anos de investigação clinicamente comprovada.

Para que serve?

O programa “Anos Incríveis” pretende reforçar as competências parentais e fomentar o envolvimento dos pais nas experiências diárias dos filhos, de modo a potenciar um saudável desenvolvimento emocional e social das crianças, as suas capacidades académicas e reduzir os problemas de comportamento.

A quem se destina?

O programa “Anos Incríveis” destina-se a todos os pais com crianças entre os 2 e os 10 anos interessados em refletir acerca dos estilos educativos mais adequados a um saudável desenvolvimento infantil. Problemas de comportamento, irrequietude e birras, impulsividade ou dificuldades com as rotinas e as regras são dificuldades frequentes em todas as famílias. Neste programa terão oportunidade de as partilhar e conhecer e treinar estratégias eficazes que tornem as relações pais-filhos mais serenas e felizes.

Em que consiste?

Atualmente, foi desenvolvida a modalidade online do programa, que estará disponível na Casa de Saúde S. Mateus a partir de setembro de 2021, para pais de crianças entre os 2 e os 5 anos de idade.

O grupo de pais (na modalidade online) é composto por um máximo de 8 cuidadores (pai, mãe e/ou outro) apoiado por duas moderadoras cuja função é orientar os 14 encontros semanais, que constituem o programa. As sessões online duram 90 minutos e serão em horário pós-laboral (2ª feira, 18-19.30h).

Quando as condições o permitirem, será retomada a versão presencial do grupo de Pais, em edições posteriores.

É possível, ainda, ter acesso à modalidade individual do programa (online ou presencial) em qualquer momento, disponível para a faixa etária dos 2-8 anos de idade. Esta consiste num conjunto de 7 sessões semanais, em horário a definir com a família.

Com os “Anos Incríveis”, independentemente da modalidade, não se pretende oferecer uma receita mágica para o bom comportamento das crianças, mas dotar os participantes de ferramentas concretas para melhorar a relação com os filhos e facilitar a tarefa educativa.

Temas abordados:

1. O Brincar, pilar da relação pais-criança
2. Conhecer a criança (temperamento, interesses, dificuldades e capacidades)
3. Desenvolver as competências emocionais, académicas, sociais e a persistência na criança
4. A auto-regulação dos cuidadores
5. O elogio
6. As recompensas inesperadas
7. A resolução de problemas pela criança
8. As regras de casa
9. Estabelecer rotinas e limites
10. Ignorar
11. Consequências
12. Tempo de Pausa

Formadoras:

Drª Cátia Almeida – Pedopsiquiatra
Drª Ana Carolina Santos – Psicóloga

Próximas Datas:

Novembro de 2021 – A divulgar brevemente

Para mais informações/ inscrições deve contactar os serviços da Unidade de Pediatria CSSMH através de: secretariapediatria@casadesaude.pt ou 232 423 423